Neste domingo (11), palco e passarela foram montados em frente ao Lar das Vovozinhas para receber apresentações em um evento beneficente. O “Show das Vovozinhas” reuniu as assistidas da instituição e a comunidade para dar protagonismo às vovós e arrecadar fundos para a associação. No evento, as senhoras desfilaram com roupas do brechó local, cantaram, dançaram e também declararam poesias para o público e para uma banca de jurados.
A atividade foi organizada em parceria com os alunos da disciplina de Projeto de Extensão Comunitária II de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). A ideia surgiu a partir de outros eventos realizados na instituição como o “The Old Voice”, uma paródia do programa de televisão “The Voice” realizado com as idosas.
– Elas ficaram muito empolgadas, o evento deu um gás na rotina delas. Nós nos preocupamos muito em atender as determinações do Estatuto do Idoso e uma delas é o envolvimento com a comunidade, por isso essa ação é tão importante. Mostra que o Lar é muito mais que um asilo, é um lugar que também tem vida – disse Cida Domingues, gestora administrativa da associação.
Estrelas do show
A casa de acolhimento atua há 76 anos em Santa Maria e conta com mais de 130 idosas. Destas 22 ensaiaram por mais de um mês para participar do show. Muitas escreveram seus próprios versos e prepararam números musicais. Além disso, o curso de Estética e Cosmetologia da Ulbra esteve presente maquiando e arrumando o cabelo das vovós para o momento da apresentação.
Bernadete Tagliapietra, 66 anos, foi uma das participantes do evento. Ela recitou dois poemas, um deles de sua autoria, cantou o “Canto da Família” e ainda desfilou pela passarela. Ela conta que gostou muito da ideia, pois adora se apresentar para o público.
– Gosto muito de estar no Lar, sou muito feliz aqui e o show é uma forma de nos inserir na comunidade e de nos dar valor. Foi muito divertido, todas nós gostamos muito e também é uma forma de atrair mais doações. Somos muito gratas a todos que vieram nos prestigiar – comenta Bernadete.
Maria da Conceição Agosta Souto possui 92 anos e também preparou apresentações de canto e dança para o show. Ela cantou o hino “Mexe Coração” que foi feito para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986 em homenagem aos 15 anos que trabalhou com ginástica e esporte.
– Eu fiquei muito feliz de poder ter participado, todos foram muito atenciosos e respeitosos. Eu gosto muito de dançar e de me mexer, por isso o show foi uma oportunidade muito legal. A gente não pode ficar parada, as vovós conseguem sim se divertir e eu amei a atividade – relata Maria.
O evento contou com o apoio da DB Som e Lu, do curso de Design de Moda da UFN, DJ Palma, Floricultura Liane, Magda Salão de Beleza e Macelo Massário. A AGM Modelos e Eventos foi a responsável por montar o palco e também levou as misses do município, que desfilaram junto com as vovós.